IA sem preguiça, Wi-Fi 7 e mais
Após um mês de 60 dias, chegamos ao resumo de fevereiro de 2024.
Vamos começar pela IA. Como todos sabemos a Microsoft é uma grande parceira da OpenAI, mas essa parceria chamou a atenção da União Europeia que irá investigar tal acordo.
A Microsoft também chamou a atenção dos investidores ao divulgar os custos da IA, fazendo com que as ações caíssem.
Já a OpenAI, confirmou que acabou com a preguiça do ChatGPT. As festas de final de ano impactam até a Inteligência Artificial.
Já o Google anunciou recurso de IA generativa para o Chrome do Mac. Das novidades, em beta, temos a possibilidade de organizar guias de maneira inteligente, personalizar tema e obter ajuda ao escrever textos na web. Se já consumia memória sem IA, imagina agora.
E quem está de fora dessa corrida, parece que logo irá debutar na tecnologia. Na beta 17.4 do iOS foram encontradas referências à IA generativa. Por hora, elas estão utilizando IA públicas para o teste. Mas aposto que com o lançamento, conheceremos a IA da Apple.
Passando pelo Musk, temos duas novidades. A primeira se refere a um robô humanoide da Tesla que ele apresentou em vídeo no X. Vale ressaltar que, tirando o fato do “humanoide”, o robô não faz absolutamente nada incrível. Já a segunda, era aguardada. A Neuralink, outra empresa do mega milionário, diz ter implantado pela primeira vez o seu chip no cérebro humano.
Pesquisadores do MIT dizem que a IA não irá roubar empregos tão cedo. Algo já corroborado em outros posts. A tecnologia atua mais como um Copiloto e os profissionais, de todas as áreas, deverão entender e saber controlar os prompts.
Como era de se esperar, criminosos estão usando a tecnologia para falsificar documentos. Enganando assim sistemas financeiros.
A boa notícia do mês vai para a Apple. Que com a atualização 17.3 adicionou o recurso “Proteção de Dispositivo Roubado”. Vale muito a pena entender e ativar o recurso.
Oficialmente temos o Wi-Fi 7! Claro que até todos os equipamentos estarem preparados para tal tecnologia, levará tempo. Mas com as especificações e lançamento oficial, é questão de tempo até termos velocidades até quatro vezes mais rápidas em conexões sem fio.
Uma novidade que chamou a atenção na CES 2024, foi a LG Signature OLED T. Uma televisão transparente que chegou para revolucionar o mercado.
O futurista Amy Webb, voltou a apostar no fim dos smartphones em um relatório de tendências. Apostar no fim deste aparelho que não sai do nosso lado é fácil. Difícil é acertar qual será o próximo. Se será um óculos comum, anel, ou um capacete que te levará para outro mundo e acabará com a sua vida social.
O Google irá construir o primeiro cabo submarino interligando América do Sul a Austrália. O cabo irá sair do Chile e percorrerá mais de 9 mil km.
Já o PIX vem deixando corpos pelo caminho. O antigo e limitado DOC foi aposentado, restando apenas o TED, que pela lógica, está com os dias contados. Já o cheque mandou lembranças.
Botnet infectou 170 mil TV boxes! Isso mesmo, aquele aparelho sem atualização ou com atualização duvidosa que alguns utilizam para ter TV a cabo em casa sem efetuar o pagamento da mensalidade. Como não existe uma empresa por trás provendo a segurança desses equipamentos, a solução é simples: Jogue o aparelho fora.
Ainda sobre as falhas, temos o maior vazamento da história. O pacote conta com 26 bilhões de contas e faz uma mescla com vazamentos anteriores.
Hackers invadiram Microsoft graças a uma conta antiga sem autenticação de duas etapas. Segundo a empresa, não ocorreu acesso significativo.
Google revela que governos usaram falha dia zero no iPhone para espionagem.
E por fim, parece que alguém está com saudade do BlackBerry.
Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia