Mundo sem senhas, Meta sem Office e mais
O entendimento de praticar ou não o Home Office, está rodando em cada empresa de um modo. Enquanto a maioria escolhe por voltar completamente para o escritório e acaba abandonando por completo até mesmo o modelo híbrido. Outras, principalmente de tecnologia, andam pelo caminho oposto. Empresa como a Meta está devolvendo escritórios, em locais importantes, no objetivo de aplicar de uma vez por todas o modelo híbrido. E manter ele.
Como falei em um artigo, o processo de aplicação de Home Office deve seguir alguns padrões importantes para o perfeito funcionamento. E o que estamos vendo acontecer é que as empresas que atuam no ramo da tecnologia e já tem esses padrões, essas ferramentas, estão conseguindo se adaptar melhor ao processo e desse modo conseguindo entregar para o colaborador esse benefício.
Com uma passada rápida sobre a IA e suas novidades, temos a Adobe com uma IA capaz de ajudar na criação de conteúdo. Os Beatles fizeram uso da IA para recuperar a voz de uma fita demo e conseguiram lançar uma nova música após anos. Vale ressaltar que a voz não foi gerada pela IA, a tecnologia foi utilizada para melhorar a qualidade da gravação.
A notícia boa do mês vai para o Waze, que agora informa quando uma via tem um histórico de acidente. Alertando o motorista para redobrar a atenção.
Falando de segurança, estamos chegando em um novo mundo onde não será mais necessário a utilização de senhas. O conceito é muito interessante e seguro. Falei mais sobre a tecnologia aqui. E para o padrão Passkey (Chaves de acesso) entrar no ritmo de uso, empresas como Apple, Google e Meta estão aplicando o quanto antes a tecnologia. Entregando assim maior praticidade ao usuário final.
E para os serviços que ainda não são compatíveis com essa tecnologia, temos uma novidade para quem não utiliza um gerenciador de senha para controlar seus acessos. O aplicativo do Google agora permite que o usuário faça o preenchimento automático das senhas com as senhas armazenadas na conta do usuário.
E novamente uma brecha de segurança na Okta, levou inúmeras empresas junto. A empresa que vende soluções de autenticação de usuários, integrando assim inúmeros serviços, teve sua solução comprometida. A 1Password, que também trabalha com informações sensíveis, foi afetada pelo problema.
Também tivemos o maior ataque DDOS da história contra o Google, que durou 2 minutos. Já no Cisco IOS, uma nova vulnerabilidade pode ser explorada por atacantes. E a Apple alerta armênios sobre possível ataque contra iPhones. Para quem gosta de cinema e usa o aplicativo do Cinemark, a empresa confirma vazamento de CPF e e-mail do usuário.
A Mastercard está sendo acusada de vender os dados dos usuários para aumento dos lucros. Vale lembrar que uma empresa como essa, com as informações que ela tem, não pode vender dados tão precisos sobre um cliente. Uma prática que não deveria ser adotada de nenhum modo.
Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia