Novo anti-spam do Google, Governando espionando e mais
E vamos para o último resumo de 2023. Um ano marcado pelos vários tipos de AI lançados como ferramentas para os usuários finais.
E começando lá pelas bandas da OpenAI, tivemos a demissão do Sam Altman. Que foi contratado pela Microsoft, mas voltou para OpenAI na sequência. Isso tudo em questão de dias. Mostrando que o conselho perdeu a guerra para 90% dos funcionários que falaram que iriam sair, caso ele não voltasse.
A Meta, tentando não ficar muito para trás, lançou uma IA capaz de gerar imagens, parecido com o Midjourney.
Já a Apple, irá adotar o padrão RCS nos seus aparelhos. Desse modo, mensagens que não forem iMessage e normalmente chegariam via SMS ou MMS, irão chegar como RCS. Trazendo novas funcionalidades na troca de mensagens com Android e segurança.
E o queridinho do Brasileiro, ou ex queridinho, irá ganhar um banho de loja. Nosso famoso e consumido boleto ganhará algumas novidades interessantes em 2024. Sendo uma delas compensações diárias. Trazendo assim certa agilidade que o PIX entregou ao brasileiro.
A notícia boa do mês vai para o Google, que reformou seu sistema anti-spam. Trazendo uma melhoria de até 38% e diminuindo o consumo dos servidores com a tecnologia RETVec.
Quem descobriu um problema grave este mês foi o Google, que admitiu que a versão 84 do software do Google Drive para computador estava deletando alguns arquivos. Para ser mais exato, ele estava apenas não sincronizando os arquivos, mas o resultado é o mesmo. O problema foi resolvido na versão 85 e é possível recuperar os arquivos seguindo esse artigo.
Muito se fala de criptografia aqui e ali. Usar esse ou aquele serviço para ter mais segurança na entrega e coleta de informações. Mas nada disso adianta se as empresas por trás do Android e iPhone estão entregando informações do push dos usuários aos Governos. Em carta ao Departamento de Justiça, o senador Ron Wyden, disse que autoridades estrangeiras exigiam os dados do Google, da Alphabet e da Apple.
E uma nova vulnerabilidade foi encontrada no Bluetooth, que permite que as conexões dos usuários sejam sequestradas. Aparelhos lançados desde 2014 podem estar vulneráveis.
Estudo descobre falhas em leitores de digitais usados por Windows Hello. Isso por conta de fabricantes como Dell, Lenovo e Microsoft que não usam corretamente protocolos de segurança.
Se você acha que reuniões presenciais são terríveis, saiba que reuniões online cansam mais que as presenciais. Isso é que os exames neurológicos comprovaram.
E se você não usa uma conta do Google há mais de 1 ano, acho melhor se preocupar. Pois o Google irá efetuar uma limpa nas contas que não estão sendo acessadas pelo usuário final.
Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia