Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

5G, Marco Legal e procura-se o Peixe Urbano

5G

5G, Marco Legal e procura-se o Peixe Urbano

Para quem é de São Paulo e roda pela região da Paulista, já deve ter notado um ícone de 5G no celular. Principalmente se for usuário da Claro. Pois bem, como sabemos, o leilão do 5G no Brasil não aconteceu ainda, por isso, temos certeza que não se trata do “verdadeiro” 5G. Quer dizer, sim é um “5G” mas que compartilha as frequências do 4G. Tecnicamente falando, temos o 5G DSS. Ele não chega nas mesmas velocidades do 5G e também não compartilha dos poderes que a nova tecnologia entregará para nós. Por isso, o Ministro das Comunicações pediu formalmente para que as operadoras parem de usar a nomenclatura 5G para essa tecnologia. Pensando no quesito experiencia, errado ele não está. Mas a Claro, fingiu não escutar e até propaganda vinculou dizendo ser a primeira com 5G no Brasil. Aguardemos os próximos capítulos.

Ficando no campo do 5G, descobriram vulnerabilidades na freqüência. Porém, indo mais a fundo, essas mesmas são encontradas em diversas outras soluções que não seguem uma politica de segurança firme e um protocolo de implantação com diversos checklists de tudo que se deve fazer antes de colocar um produto em produção. Porém, vale a leitura para melhor entendimento.

Já nosso querido e amado Wi-Fi teve 12 falhas criticas divulgadas. As mesmas existem desde 1997. (Isso mesmo) Mas você não precisa se preocupar (muito), pois diversas fabricantes já liberaram as correções para os equipamentos, que podem ser aplicadas pelos profissionais de TI. Vale ressaltar que, se seu equipamento for muito antigo, muito provavelmente não terá atualizações. Com isso, a melhor solução é a troca do mesmo. Caso queira um resumo mais técnico, deixo aqui um detalhamento.

Para finalizar a parte de conectividade, novas falhas permitem a realização de diversos ataques via Bluetooth.

A boa noticia da vez vai para Câmara, que aprovou o Marco Legal das Startups. O projeto prevê regras diferenciadas para micro e pequenas empresas que atuem com inovação.
E quem sairá de campo é nosso odiado Internet Explorer (Conectividade vai ter que correr atrás). A partir de 2022 o mesmo mandará os usuário para o Edge.

A ANPD detalhou as funções criadas para tratar os dados pessoais. Vale lembrar que esse é o primeiro documento feito pelo órgão que irá colocar a LGPD em ação no Brasil. Para baixar o documento, utilize esse link.

Já a JBS sofreu um ataque hacker que fez suas operações em vários países pararem por dias. O ataque, muito provavelmente, envolveu um ransomware.

E chegando ao final, quem saiu para pescaria foi o Procon-SP, que está atrás do Peixe Urbano, depois que o site saiu do ar e o CEO sumiu. Já era sabido que o serviço não está bem, mas quando o site saiu do ar por falta de pagamento do serviço de hospedagem, uma grande “calda” ficou para trás.

Por hoje é só. Nos vemos na próxima.

Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia