Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Entenda os 5G que temos, exercito Americano de olho no Linux e mais

TecnoLoide - 5G no Brasil

Entenda os 5G que temos, exercito Americano de olho no Linux e mais

Chegamos com mais um resumo, assim como o 5G chegou em várias cidades do Brasil.
Agora que temos o 5G, vamos tentar entendê-lo. Pois não temos apenas um 5G.

Vamos começar pelo que já funcionava e continuará funcionando, o 5G DSS. Essa versão do 5G usa toda a infraestrutura e equipamentos do 4G, com isso é conhecido como 5G fake, pois apenas uma atualização de software faz o 5G ficar disponível. De fato é, pois as velocidades não mudam muito.

Depois vamos para o 5G (de verdade). Aqui no Brasil, separamos em dois. O 5G NSA (non-standalone) e o 5G SA (standalone). Ficando assim:
O 5G NSA usa a infraestrutura do 4G, com equipamentos da tecnologia 5G. Trazendo ótimas velocidades.
O 5G SA utiliza equipamentos e infraestrutura da nova tecnologia. Trazendo o que existe de mais moderno dessa novidade. Um ótimo detalhamento, pode ser encontrado aqui.

A diferença, entre esses dois últimos, está nos planos. Para as operadoras, deixando de lado o cronograma da ANATEL, o 5G SA demorará mais para ser implantado, você precisará de um novo chip para seu aparelho, um novo plano (mais caro, óbvio) e uma atualização de software das fabricantes dos smartphones. Tanto que o Governo foi conversar com a Apple, para que a mesma solte uma atualização para os aparelhos ficarem compatíveis e segundo o Governo, a atualização vem em Setembro.

Sobre a cobertura, eu não me preocuparia muito com isso. Pois, falando da cobertura 5G SA de São Paulo, a Claro tem 52 bairros, Vivo 54 bairros e Tim 96 bairros. Porém, como estamos falando de implantação, isso mudará muito rápido, não valendo a pena uma portabilidade inicialmente. A Tim fez até propaganda para falar que atende 91% da população de São Paulo com 5G. Mas nos testes que fiz, não vi 5G.

Resumo: Por enquanto, use o 5G NSA, que está disponível de maneira automática e gratuita para o seu dispositivo e seja feliz. E se tiver curioso para saber qual 5G está usando, basta efetuar um teste de velocidade no seu aparelho.

A primeira boa notícia da semana, é que temos o Bluetooth LE Áudio oficializado. Com eles teremos menos gasto de energia e mais qualidade no áudio.

A segunda, vai para Meta. O WhatsApp liberou para todos a opção de ocultar o Status de Online! Além de poder sair de grupos sem anunciar para todos. Além de preparar uma função que impedirá o roubo de contas.

A terceira, vai para o Google, que soltará uma ferramenta de marketing diretamente no Gmail.

A Microsoft descobriu uma invasão de emails que burla autenticação em dois fatores. O que achei mais incrível desse processo, foi o método utilizado.
A mesma também detalhou uma brecha na sandbox de apps para macOS, que permite acesso ao sistema sem restrições.

Já lá em Cupertino, a Apple registrou uma patente de uso de lasers nos equipamentos. Permitindo inúmeras novidades nos equipamentos. Algumas incríveis.
Fora está, também recebeu um registro de comunicação emergencial, para quando não existe sinal. Utilizando outros equipamentos para retransmissão de dados.
E corroborando vários rumores, a Maçã estaria testando a comunicação de iPhones para com satélites Starlink, para que ocorra comunicações emergenciais.

Lá do Google, que caiu dia 08/08/2022 por sinal, o engenheiro que causou alarde sobre a IA da empresa não trabalha mais por lá.

Sobre as falhas, temos uma tentativa de sequestro dos sistemas da Apple de uma operadora Russa.
Um malware sofisticado que foi identificado em placas-mãe da Asus e Gigabyte.
CloudMensis é o nome dado a um malware que pode capturar tela de Macs.
Um Bug no Twitter permitiu o vazamento de e-mail e telefone dos usuários.
E modificando o que falamos, o DuckDuckGo agora bloqueia rastreadores da Microsoft.

E o software mais importante do mundo, nosso querido Linux, foi lançado diretamente de um MacBook Air (M2). Ficando no pinguim, o exército americano quer entender mais sobre ele, para que a colaboração no desenvolvimento do mesmo não possa criar grandes falhas.

E por último, parece que o prefixo 0303 vem dando muito certo (ou errado, dependendo do lado). Segundo a ANATEL, foi um sucesso a aplicação de prefixo, por isso, a entidade resolveu ampliar o prefixo para todas as operadoras. Além de informar que irá pensar em um prefixo para empresas de cobrança e recuperação de crédito.

Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia