Falha no Windows e Linux, “VPN” da Apple e Meu Backup Sumiu
Foi descoberta uma falha grave (zero-day) no spooler de todas as versões do Windows. A mesma é bastante grave e não conta com uma correção. Para piorar um pouco a história, o modo de exploração foi liberado na internet. Pois os pesquisadores acharam que a Microsoft havia corrigido a mesma na última atualização. Porém, não se tratava da mesma falha. A mesma ainda está ativa e sem correção. Por isso, ações no sistema de impressão dos Windows devem ser aplicadas para mitigar possíveis problemas.
Para não ficar para trás, uma falha no polkit de algumas distribuições Linux também foi descoberta. Fazendo com que usuários consigam acesso ao root do sistema e efetuar ações como super-usuário. Assim como a falha anterior, essa também existe faz bastante tempo. Segundo os pesquisadores a mesma existe faz 7 anos.
Já a Electronic Arts investiga um roubo de códigos e ferramentas de games. A mesma informou que não espera que a invasão tenha impacto nos produtos, mas confirma que foi vitima do vazamento.
Já a Claro NET se envolveu em uma pequena polemica. Por mais que não seja permitido, por enquanto, aplicar redução no uso da internet fixa no Brasil. A mesma está efetuando tal ação em alguns clientes que tiveram mais de 4 terabytes trafegados no mês. A operadora não afirma tal ação, porém as evidências são claras.
A boa noticia da vez vai para Apple, que aplicará um tipo de VPN para todos os clientes que pagam por mais armazenamento no iCloud. O sistema dará a opção de esconder o e-mail, além de retransmitir as informações do Safari a fim de minimizar as coletas das informações dos usuário de iPhone, iPad e Mac. Além disso, ela mostrou como planeja substituir senhas em alguns anos. O que será muito bem vindo em todos os casos.
Já o Google resolveu soltar as opções do Google Workspace para pequenas empresas. Usuários comuns e pequenas empresas poderão contratar os serviços, mesmo não possuindo um domínio próprio. Um ótimo momento para pensar nisso, já que o Google Meet não será mais gratuito. Durante toda a pandemia o Google deixou o serviço gratuito para ajudar empresas e famílias nos encontros virtuais. De agora em diante, quem não pagar pela ferramenta terá reuniões de no máximo 60 minutos e com até 3 pessoas.
Já a Western Digital, fabricante do My Book Live, HDs externos para controle de backup, se envolveu em um problemão. Usuários se depararam com equipamentos vazios, sem os arquivos após um ataque efetuado aos equipamentos. O problema maior é que a empresa sabia do problema e não resolveu, pois os mesmos foram descontinuados e não contavam com o suporte da empresa quando as falhas foram reveladas em 2018.
Já o STJ decidiu que prints de WhatsApp Web não podem ser usados como provas. O mesmo chegou a essa conclusão, já que uma possível prova pode facilmente ser manipulada.
E para finalizar, o Itaú recebeu uma multa de R$9,6 milhões por uso indevido de dados pessoais. A Senacon aplicou a multa após uso abusivos dos dados para ofertas de contratação de empréstimos. Assim como o INSS foi processado por vazar dados de pensionistas a bancos privados.
Por hoje é só. Nos vemos na próxima.
Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia
Comentários: 2
[…] forma, vejo com bons olhos as novidades que ela vem implantando com o tempo. Dessa vez, o iCloud+, que já falei no passado, está deixando empresas de marketing preocupadas. Elas temem que as novas práticas acabe com o […]
[…] forma, vejo com bons olhos as novidades que ela vem implantando com o tempo. Dessa vez, o iCloud+, que já falei no passado, está deixando empresas de marketing preocupadas. Elas temem que as novas práticas acabe com o […]
Os comentários estão fechados.