Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

IA da Meta no WhatsApp, Bing preso em 2022 e mais

Meta IA TecnoLoide Tecnologia

IA da Meta no WhatsApp, Bing preso em 2022 e mais

E lá vamos nós para o terceiro resumo de 2023. Boa leitura.

Vamos começar, com a novidade mais esperada de todas. A OpenAI liberou a API para integração com a tão falada Inteligência Artificial da empresa. Não confunda com a assinatura lançada antes. O custo está claro no documento, mas como saber o teto do custo será uma tarefa árdua. Levando em conta que a resposta pode ser maior do que a esperada. Juntando a API e a possibilidade de personalização da IA que foi anunciada, acredito que bem integrado, será possível um ganho de desempenhos nos atendimentos diretos.

Já no último resumo, falei que o Google lançaria a IA dela e que talvez, poderia ter vantagem. Bem, com a apresentação da ferramenta, podemos ver que não foi bem assim. As ações da empresa caíram e o próprio Google disse que a ferramenta não está pronta. Mas, qual está? Após o Google, quem está passando sufoco é a Microsoft por problemas semelhantes. O Bing atualizado, dá resposta convincente, mas errada para o usuário. Além de outros erros, fake news e afirmar que estamos em 2022. Tudo isso nos mostra o quão pronta está a ferramenta.

A tecnologia e a novidade são mesmo inovadoras, mas, não significa que devem ser aplicadas em tudo, de uma vez e ao mesmo tempo. Assim como uma nova linguagem de programação, a mesma deve ser estudada e entendida. Para saber até onde podemos aplicar a solução, sem receber em troca um prejuízo.

A Meta, que disse que o ChatGPT não é nada revolucionário, acabou de lançar um modelo próprio de LLaMA. Pra que servirá? Funcionará? Será integrado ao WhatsApp? Se sim, vai abocanhar um mercado enorme no Brasil e cortar caminho para muitas empresas que já usam o aplicativo de chat. Por que não usar essa? Ou todas? Uma para cada solução.

Uma prova que nem tudo está definido e/ou irá funcionar, está no aplicativo Koko. Que usou a GPT-3 para dar consultoria de saúde mental sem avisar os participantes. Já a empresa DoNotPay, diz que a pessoa terá um par de AirPods nos ouvidos e dirá apenas o que a IA mandar durante o julgamento. Qual a possibilidade disso funcionar? Já uma voz sintética gerada por IA conseguiu acessar dados bancários no Reino Unido. Serão muitos pontos de aprendizado antes de surgir os especialistas e soluções prontas.

E nada parará agora. A própria Open AI irá lançar uma nova IA que será criadora de vídeos. Assim como o Google fará a mesma coisa com a Dreamix. E até o Senado tem proposta para regular o uso da inteligência artificial. Chegamos na corrida espacial.

A boa notícia da semana vai para a Apple. Que irá liberar o 5G SA para usuários brasileiros na atualização 16.4. Vale lembrar que além da atualização, você precisará atualizar seu plano e chip junto a sua operadora para funcionar.

E seguindo a nova organização do resumo, vamos aos ataques e vazamentos.

A GDS Holdings, empresa chinesa que atende a Apple, Microsoft e outras empresas, sofreu um ataque em seus data centers.
A Norton informou que o Norton Password Manager foi hackeado. Mas não o sistema em si, algumas contas sofreram o ataque de forma direcionada.
Alguns hackers estão vendendo acesso aos servidores do Telegram. Levando em conta que todas as suas conversas, imagens e tudo mais ficam nos servidores da empresa e não no seu aparelho, diferente do WhatsApp, isso pode ser um problema bem grande.

Já no Banco Itaú, criminosos acessam o extrato do cliente para aplicar golpe por ligação. Com dados tão sensíveis sendo dito pelo telefonema, fica mais fácil a conversão do golpe.
E para comemorar o aniversário do marketplace o grupo BidenCash vazou 2 milhões de cartões de crédito e débito. Brasil está na lista.
Os Correios alertam para o vazamento e pede a troca da senha de acesso ao aplicativo.

Lá pelas bandas da Cloudflare, a mesma conseguiu bloquear um ataque que chegou em 71 milhões de solicitações por segundo em seu pico! O maior da história.
E a coisa está feia para quem usa e-mail do IG. E-mails de clientes pagantes somem, segundo o IG a culpa é de hackers e diz: “é a ponta do iceberg”.

Das demissões, temos o Zoom com 1.300. Ebay com 500. Disney com 7 mil. iFood com 355. Ericsson com 8,5 mil. Yahoo saiu do Brasil. E GitHub, hoje da Microsoft, demite 10% e fecha seus escritórios globais.

E você lembra do metaverso? Ou a Inteligência Artificial te fez esquecer? Como eu disse inúmeras vezes, em vários resumos, a solução ainda não encontrou sentido. Deixo um ótimo artigo para ler: O hype do metaverso não morreu, mas a ideia segue em busca de sentido.

Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia