Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Novo identificador de chamadas, IA autônoma e mais

IA autônoma TecnoLoide Tecnologia

Novo identificador de chamadas, IA autônoma e mais

Chegando para o resumo de maio de 2023, com algumas novidades sobre as inteligências artificiais e seus impactos.

A Auto-GPT e a BabyAGI estão testando novos projetos, que tentam transformar ChatGPT em IA “autônoma”. Desse modo, realizando tarefas sem interação do usuário.
Outro que está evoluindo é o Voice Mod. Um modificador de voz, que utiliza IA para efetuar a modificação, agora conta com aplicativo para Mac.

E quem pediu para pausar, não pausou. Elon Musk, que disse que precisava pausar a IA, anunciou a sua própria, chamada TruthGPT. Uma IA que vai tentar entender a “natureza do universo”.
Falando em concorrências, temos uma interessante, o StableLM, que é um concorrente de código aberto para o ChatGPT. Lá na Rússia, temos o GigaChat que surgiu de um Banco.

Como falei em outro resumo, o custo para manter a IA operando é extremamente alto. Pensando nisso, a Microsoft desenvolveu um chip próprio, para economizar em treinamento de IA. O chip segue em testes internos, com usuários selecionados.

Dos existentes, temos o ChatGPT nas ferramentas do Google, via extensões. Testei e achei péssima a usabilidade. Nosso amigo Zuckerberg prometeu que irá adicionar IA generativa a todos os seus produtos e a Microsoft liberou a IA do Bing para todos os usuários.

Já o TSE multou um advogado que fez petição com ChatGPT. Vale lembrar que a IA está mais para um copiloto do que para piloto.
Depois do bloqueio do ChatGPT na Itália, o mesmo voltou a funcionar após atender e mudar políticas de privacidade. Agora é a vez da Espanha, que irá investigar o ChatGPT, por violação de privacidade de usuários.

E por último, sobre a IA, fica a Samsung, que já havia pedido para os funcionários terem cuidado com o uso dessas ferramentas, acabou por bloquear de vez o uso delas. E temos o Geoffrey Hinton, conhecido como pai da IA, que deixou o Google para falar como essa tecnologia pode acabar com o mundo e tudo mais. Já sabemos dessa história.

Todas as notícias boas do mês vão para o Google.
A primeira: Finalmente é possível que o Google Authenticator sincronize com a nuvem. Ainda não com criptografia de ponta a ponta, mas já um avanço absurdo.
A segunda: O Passkeys está sendo liberado gradativamente para todos os usuários. Essa tecnologia permitirá maior segurança no login e é bastante aguardada pelo mercado.
A terceira: O Gmail passou a oferecer um Selo Azul de verificação de contas. Essa tecnologia, nada mais é que o BIMI. Que falei no resumo de março de 2022 e está em teste interno desde então.

Dos problemas de segurança, temos um velho conhecido. O uso de carregadores públicos em celulares. O FBI alertou para que esse uso não ocorra.
Temos a Microsoft que corrigiu uma falha do Windows, que era usada em ataques de ransomware. Atualize seu sistema operacional da tela azul.

Temos o caso do Telegram. Que foi bloqueado no Brasil, pois não enviou os dados solicitados para uma investigação. Sabemos que o Telegram não gosta muito de responder às solicitações, mas, neste caso, parece que os dados não estavam disponíveis para serem entregues. Podemos falar sobre a legislação local e que os dados deveriam sim estar disponíveis. Mas seguindo o histórico do aplicativo, sabemos que isso não irá ocorrer. Seguir regras não é muito o forte deles.
No final, outra decisão derrubou o bloqueio e todos puderam desligar a VPN para usar o aplicativo.
Falando em derrubar decisões, o TJDF derrubou a decisão da Anatel, que permite que clientes fidelizados aproveitem promoções de novos clientes.

E o Brasil adotará um protocolo baseado em STIR/SHAKEN. Onde empresas podem cadastrar seus nomes nos números. Com isso o cliente que receber a ligação, mesmo que não tenha o número salvo, verá quem está ligando para ele. Vale citar que as empresas que adotarem esse recurso, estarão isentas de utilizar o prefixo 0303.

E por fim, o Chrome irá retirar o cadeado da barra de endereços. Que vale lembrar, não serve para nada. Partindo do princípio que o cadeado representa algo seguro e até sites fraudulentos podem ter um certificado válido, acredito que seja melhor retirar mesmo.

Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia

 

Comentários: 1

  1. […] notícias boas do mês, temos o Passkeys do Google sendo liberado aos poucos para os usuários do Workspace. Assim como o 1Password, que […]

Os comentários estão fechados.