Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

O que podemos com a GPT-3? LastPass vazado e mais

OpenAI GPT-3 TecnoLoide Tecnologia

O que podemos com a GPT-3? LastPass vazado e mais

E chegou 2023 e com ele, inúmeras notícias, opiniões e ideias sobre a Open GPT-3 da OpenAI, que claro, vamos falar bastante por aqui.

Sobre a grande novidade, temos as notícias já esperadas, como um aluno que usou o sistema para o TCC, o Google que já está em alerta, pois o serviço impactará muito a forma como faremos buscas. Vale lembrar que no caso do Google, ela trabalha em três IA, que já estão bem avançadas, mas que não chegaram na capacidade da GPT-3.

Já eu prefiro olhar para o que a ciência tem a dizer sobre isso. Pois assuntos de como a nova tecnologia irá roubar empregos, quebrar negócios e trazer maior facilidade na vida, aparecem em toneladas.
Mas, o que fará a tecnologia quando aplicada na ciência? A GPT-3 pode detectar Alzheimer? É o que o pessoal da Drexel University’s quer descobrir.
Em outra matéria, que infelizmente perdi o link, uma cientista colocou informações do seu diário de infância para conversar com a IA, como se fosse ela no passado, para combater a depressão. Isso é incrível.

O quão podemos evoluir? Temos que ter em mente que, eliminar tarefas repetitivas pode ser feito tanto por IA, quanto por RPA, não temos algo novo aqui.
A IA pode ler todas as músicas de Beethoven e elaborar uma nova música, mas ela será realmente nova? Por ora, veja bem, por ora, ela só poderá gerar novas músicas com base nas que ela aprendeu e tem como base.
E se um músico, que tem todo o conhecimento do Beethoven, decide colocar um saxofone em uma nova música. Ele sairá do padrão, simplesmente por colocar algo novo. E se um novo ritmo for criado então, o Axé Universitário, pronto. Não temos material para IA aprender isso.
Por isso, a IA (na versão que está) fará inúmeros trabalhos repetitivos e criará incontáveis trabalhos já existentes, copiando, mas não fazendo igual. Mas a inovação ainda estará na cabeça que quem a criou.

A primeira notícia boa da semana vai para o Google, que recebeu aval do Banco Central para atuar como instituição de pagamento.
E a segunda, para o Google novamente. Que começou a liberar criptografia do lado do cliente para o Gmail.

Já a Apple anunciou criptografia de mais dados do backup que é enviado para o iCloud. Ficando de fora apenas Mail, Contatos e Calendário, que precisam de integração com outros serviços. O mesmo ainda não chegou no Brasil.
E “estranhamente” o FBI ficou insatisfeito com essa ampliação da criptografia.

Sobre os vazamentos, não podemos deixar de falar da LastPass, que comentei no Linkedin. No último resumo, após invasões, ela confirmou que informações de senhas e notas seguras foram vazadas. Se você utiliza o serviço e não fez a troca de todas as suas senhas, esse é o momento.
E claro, Jeffrey Goldberg, diretor de arquitetura de segurança do 1Password, concorrente do LastPass, deferiu inúmeras críticas a empresa.

Ainda no campo de vazamento, o Deezer entrou na onda com mais de 200 milhões de usuários afetados.
Já Elon Musk, que descobriu que os usuários do Twitter não querem ele como CEO, recebeu um pedido de pagamento de US$ 200 mil para que dados do Twitter não sejam vazados.
Ataque hacker expõe dados de 13 milhões de usuários do Bilhete Único. Foram vazados apenas nomes, datas de nascimento, CPFs, RGs, endereços, números de telefone, filiações, PIS, matrículas estudantil, estados civis, naturalidades, sexos, e-mails e logins e senhas do portal de serviços.
Segundo a Anatel, TV box pirata pode espiar tela de celular conectado à mesma rede. O que faz total sentido.

E para finalizar, as falhas… Se você trabalha com WordPress e servidor Linux, você precisa atualizar tudo agora mesmo. Pois malware para Linux mira plugins e temas no CMS.
Na Microsoft, drivers assinados são usados oficialmente em ataques de ransomware. Mas a Microsoft diz estar resolvendo este problema.
Aplicativo espião expôs mais de 10 mil emails do iCloud, melhor a Apple correr com a criptografia de mais dados.
Vulnerabilidade SiriusXM permite o hacking remoto de veículos.
Hacker invade hospital para crianças e grupo de ransomware se desculpa, disponibilizado métodos de como reverter a ação.

E para nos ajudar um pouco neste mundo de vulnerabilidades, o Google lançou o OSV-Scanner Tool para identificar vulnerabilidades no mundo Open Source.

Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia

 

Comentários: 1

  1. […] ferramenta deles.Não só bloqueios estão ocorrendo, como também processos e problemas. A IA, conforme comentei no resumo passada, nada mais faz do que seguir um comportamento conhecido e ensinado. Com isso, obviamente, para […]

Os comentários estão fechados.