Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Casa inteligente, metaverso, Adobe e mais

Casa Inteligente TecnoLoide Tecnologia

Casa inteligente, metaverso, Adobe e mais

Chegamos para mais um resumo mensal. Este mês, com muito conteúdo legal.

Vamos começar com Casa Inteligente, quem não quer? Não é mesmo?
Eu mesmo estou em um processo de deixar a casa inteligente, porém, não comprando equipamentos inteligentes, mas modificando os atuais para que eles sejam inteligentes. Instalando assim peças no sistema elétrico que deixe o lustre super bonito que comprei compatível com a Siri. E, confesso, está ficando bem legal.

Um dos problemas que encontro nesse projeto pessoal, é que quero deixar a casa compatível com a Siri da Apple e não com a Alexa ou Google. Desse modo, todas as peças são 4 vezes ou mais o valor das concorrentes. Em alguns casos, adaptadas para funcionar na Siri. Desse modo, podendo ser um problema no futuro, por conta das atualizações. Ou pior: Ficando sem atualizações, por conta dessas personalizações e desse modo, ficando vulneráveis a ataques.

Pois bem, partindo deste ponto, em que um equipamento inteligente não é compatível com todos os dispositivos, temos uma enorme novidade! O Matter, protocolo que unifica a comunicação entre os dispositivos foi lançada oficialmente. Em sua versão 1.0, não engloba todos os equipamentos, mas uma variedade bacana já faz parte. E a mesma pode chegar oficialmente no iOS 16.1.

Ficando no tópico inovação, vamos ao metaverso. Querida revolução, pouco entendida por todos e muito confundida com Internet 4.0 ou NFT (que caiu 98% em negociação por sinal). A confusão é tão grande, do público em geral, que se em uma mesa de bar você for falar de metaverso, basta usar as palavras: NFT, Dados Descentralizados e blockchain. Que pronto, já entende tudo sobre o assunto.
Acompanho de perto as novidades para entender onde realmente essa tecnologia irá se encaixar e entregar um retorno sobre o investimento que realmente valerá a pena. E está bem difícil chegar em um denominador final, quando se tira da matemática a nova geração e seu poder de compra. E para Tim Cook, CEO da Apple, o metaverso pode não dar realmente certo. Não que ele não precise existir, mas, talvez, não seja do modo como hoje ele é visualizado.

Se você, diferente da minha pessoa, sabe diferenciar as cores e adora brincar com edições, muito provavelmente usa alguma ferramenta da Adobe. Se tentar fugir dela, sei que não consegue. Pois a mesma adquiriu a Figma por US$20 Bilhões. E se você pensa que a Adobe é uma daquelas empresas que está esperando a Inteligência Artificial chegar e dominar o mercado de edição, para que não seja mais necessário os softwares, está bem enganado. Ela vem investindo pesado em outros ramos. Com o Magento, por exemplo, tem uma das maiores plataformas de e-commerce em seu domínio. Vendendo o mesmo agora como Adobe Commerce. E não para por aí. A mesma Adobe apresentou uma tecnologia que pode atender muito bem a Netflix e outros. Utilizando Inteligência Artificial e analisando o comportamento dos usuários, ela criou uma tecnologia para impedir que os usuários dividam a senha do streaming. Empresa que sabe inovar.

E para finalizar a primeira parte, vamos ao nosso querido Musk. Que queria, depois não queria, mas agora quer de novo comprar o Twitter. Bem, ao menos é isso que ele está dizendo. No meu ver, não querer comprar nada não. Mas como existe a possibilidade de perder o processo e ter que efetuar uma compra forçada, resolveu querer de novo.

A primeira boa notícia do mês vai para a Apple, que soltou oficialmente o iOS 16 e com ele a personalização da tela bloqueada e seus widgets. Com isso o Google já tratou de atualizar seus aplicativos.

A segunda boa notícia vai para Meta (confuso, eu sei). Que liberou o esconder o status de online para os usuários.

Já lá pelas bandas da Meta, que travou novas contratações, fará cortes e precisa achar seu caminho. O WhatsApp teve uma falha de segurança encontrada. O mesmo, com o simples recebimento de um vídeo, permitia acesso ao dispositivo do usuário. A falha já foi corrigida, mas, quem aproveitou o hype foi o Pavel Durov, CEO do Telegram, que disse que o WhatsApp é uma ferramenta de vigilância e o mesmo erro (ou parecido) já foi encontrado nos anos anteriores. Só faltou um: Use Telegram no final. A Meta também oficializou a assinatura do WhatsApp Business para quem quer mais funções.

Ficando na Meta, a Apple implantou uma ferramenta para impedir o rastreamento do que você faz no aparelho (por sinal, saiba como ativar), o que derrubou os anúncios do Facebook, mas ela não se deu por vencida e arrumou um jeito de rastrear o usuário. Porém, está sendo processada por isso.

Outra falha divulgada e explorada vem lá da Microsoft. O Exchange, famoso serviço de e-mail da empresa, tem duas falhas graves de segurança. Classificadas 8,8 e 6,3 em uma escala de 10, as correções ainda não foram disponibilizadas. Mas não bata no seu Microsoft igual o Giselo por favor.

Uma passada rápida pelos vazamentos e roubos. Uber sofre invasão, e funcionários acharam que aviso do hacker era piada. Não era. BC registra vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix em app do posto Ipiranga. Trader de criptomoedas Wintermute sofre roubo de US$ 160 milhões, diz CEO. Hacker da Uber afirma ter invadido jogos da Rockstar e lançado vídeos de GTA 6. Chaos é um malware que causa caos ao infectar Windows, Linux e roteadores. Gerador de ransomware do LockBit é vazado por membro irritado com o grupo. E por último, em meio a megavazamento de dados da Optus, hacker se arrepende e pede desculpas. Está desculpado, só não faça mais viu.

E após a pandemia, muitas empresas resolveram aderir ao processo de Home Office por completo ou parcialmente. O que é maravilhoso para o colaborador e para o meio ambiente. E segundo o Google, o trabalho híbrido já é definitivo para a maioria das empresas. Dizendo assim que o híbrido é a chave para atrair novos talentos. Seguindo nessa régua, novos negócios vão surgindo para acompanhar o mercado ou aperfeiçoar ele. Um novo conceito de escritório mistura coworking com café, um clássico que trará mais conforto para quem quer aproveitar o “dia home” em um ambiente diferente do de casa.

E para finalizar, dois bons artigos. Um da Forbes de 10 dicas de gerenciamento de tempo. E outro do Tecnoblog, explicando o que é o Open Banking. Boa leitura.

Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia