Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Celular “meio” Seguro, Windows 11 da nuvem e mais

Celular meio Seguro, Windows 11 da nuvem e mais - TecnoLoide Tecnologia

Celular “meio” Seguro, Windows 11 da nuvem e mais

Começando 2024 com um pequeno resumo do que rolou no último mês de 2023.

E como não poderia deixar de ser, temos um novo LLM, dessa vez da Apple, que é uma das poucas empresas que não deu grandes passos sobre o assunto. A ferramenta que a empresa disponibilizou tem código aberto e serve para analisar imagens com o uso da IA.

Outra que não quer ficar de fora é a Intel, que lançou empresa de software de IA com apoio da DigitalBridge.

Após violações no aplicativo da LastPass, que já falamos no passado, a empresa exigirá que a senha do cofre mestre seja de 12 caracteres.

Diferente do que falamos no passado, a Adobe não mais seguirá com a aquisição da Figma. O acordo divulgado em Outubro de 2022, no valor de US$20 Bilhões não será seguido por problemas regulatórios. Desembolsando assim uma taxa de US$1 Bilhão de forma rescisória.

A notícia boa do mês vai para a Microsoft. Que prepara ferramenta para reinstalação do Windows 11 via Windows Update. Nada mais de CD, DVD ou Pendrive.

Voltando a falar da Apple, a empresa implantará uma novidade no iOS 17.3 que dificulta a vida dos bandidos. O nome do recurso será Stolen Device Protection e ajudará a proteger os acessos em caso de roubo do dispositivo.

Ainda nessa linha, tem o aplicativo Celular Seguro, lançado pelo Governo para tentar diminuir os problemas de acesso após um aparelho ser roubado. Basicamente, ao ter o aparelho subtraído, o usuário poderá via um computador acessar a página e pedir o bloqueio do mesmo. Desse modo o sistema enviará um alerta para empresa de telefonia e para os bancos que fazem parte do programa, informando que o aparelho foi roubado. Desse modo os acessos aos sistemas serão suspensos e o usuário estará seguro.
Temos alguns pontos de atenção não ditos. Primeiro, o bloqueio não é imediato, nem mesmo o bancário, podendo levar até 1 dia para todo o bloqueio ocorrer. Segundo, o celular não vira um peso de papel, como foi divulgado. Pois nem todas as fabricantes aderiram ao sistema. Apple, Google e Samsung tem o próprio sistema de proteção, desse modo, estando fora do projeto. Terceiro, não testem o sistema, você poderá ter inúmeros problemas.

Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia