Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Fogo no datacenter, alugue seu Tesla e mais

Tesla Model Y

Fogo no datacenter, alugue seu Tesla e mais

Olá pessoal, essa semana vamos começar dizendo que nem sempre estar na nuvem é estar 100% seguro. Um incêndio destruiu servidores na maior empresa de serviços de computação em nuvem da Europa. A praticidade de manter e criar os serviços na nuvem veio para ajudar todos. Porém a boa prática de antigamente se aplica hoje em dia também. Quem tem um backup, não tem nenhum, quem tem dois tem um.

E mesmo quando temos dois backups de um sistema, rede ou seja o que for, mas todos estão no mesmo lugar, não importa a quantidade, no final temos apenas um. Isso se aplica também na nuvem. Ao manter backup dos sistemas na mesma região em que o sistema está em funcionamento, acabamos por manter o “HD dentro do servidor” e ao perder o sistema em nuvem, podemos perder o backup com ele.

Um jogo de sobrevivência chamado Rust é um bom exemplo disso. Ele mantinha dados importantes e jogos salvos neste servidores e não conseguirão recuperar os mesmos. O que gerará um prejuízo enorme para a empresa.

Também temos uma nova falha em processadores, não só da Intel desta vez, mas impactando chips de várias fabricantes. O mais interessante é que está falha utiliza apenas HTML e CSS para funcionar.

Dessa vez não vou usar apenas a metade do resumo para uma boa notícia. O Procon-SP passou a adicionar WhatsApp e SMS na lista de bloqueio do “Não Perturbe”. Para quem não conhece, os DDD 11 podem efetuar um cadastro no site do Procon-SP, com os números que estão no próprio CPF e, após 30 dias, passam a não receber mais ligações indesejadas de telemarketing e outros serviços. Vale a pena dar uma olhada.

Sobre os vazamentos da vez, temos um vazamento de 223 milhões de CPFs com celulares e e-mails. Desta vez, segundo a matéria, o vazamento teria partido do Poupatempo, que lógico, nega. Do outro lado a Policia Federal deflagrou a operação Deepwater, que investiga o maior vazamento de dados da história do Brasil. Nela a PF prendeu um suspeito de Uberlândia.

Temos também uma falha no Ministério do trabalho que vazou 9 milhões de usuário, além de 553 milhões de dados de usuários do Facebook.

A segunda notícia boa da vez vem da Tesla. Que agora aceitará Bitcoin como forma de pagamento para o seu novo carro. Além de chegar no Brasil com alugueis de carro. Bastando R$15.900,00 mensais para que você tenha um Tesla na garagem, sem se preocupar com mais nada. Quem está trazendo esse modelo para o Brasil é a Osten Group. Portanto, já sabe onde ir para reservar o seu.


O Banco Central autorizou a Visa e a Mastercard a utilizar o WhatsApp Pagamentos. Porém, apenas a opção de transferência de valores entre usuários foi liberada por enquanto. Mas, é previsto uma rápida autorização para a função de pagamentos. Que poderá ser utilizada por estabelecimentos. E a depender da taxa, será uma ótima concorrente ao PIX.

Uma outra novidade legal foram as lojas conceitos que o Carrefour lançou em São Paulo. As lojas não tem atendentes, onde tudo deve ser feitos pelos próprios clientes. Porém, nada aquela modernidade que lemos e vemos nas lojas da Amazon na América do Norte. Neste conceito o Carrefour faz um breve cadastro (online) do cliente que deve entrar na loja, scannear os itens com o celular e pagar no final. Algo já encontrado em todas as lojas do Sam’s Club. No quesito inovação, não existe inovação alguma. Mas no quesito rentabilidade, só a economia com mão de obra que estas lojas trouxeram, já valeu a pena para a rede.

E por último, o governo lançou um “kit de ferramentas” que pretende reforçar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados. A ferramenta pretende identificar eventuais brechas de segurança. Mas em nenhum momento explica os detalhes de como isso acontecerá e quais ferramentas realmente estão por trás.

Esse foi o resumão desse mês. Espero que tenha gostado, nos vemos na próxima.

Até lá.
Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia