Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Senhas vazadas, Slack e mais

Slack Logo

Senhas vazadas, Slack e mais

Aqui é o Danilo, CIO da TecnoLoide Tecnologia e vim aqui contar as novidades que podem movimentar o mercado.

Antes de finalizar esse ano maluco e cheio de desafios, vamos iniciar um novo projeto.

Uma vez por mês iremos enviar um resumo das principais notícias do mês e novidades que devemos ficar de olho. Sempre relacionado ao mundo da tecnologia, para que possamos encontrar as melhores práticas e novas ideias para nossos projetos.

Vamos começar com uma notícia, digamos, complicada. Uma falha na administração de senhas do E-SUS-VE e Sivep-Gripe vazou dados de mais de 16 milhões de pessoas.

Um colaborador do Hospital Albert Einstein enviou, para o nuvem, onde deveria estar apenas códigos, uma lista de senhas para efetuar um teste. Mas, esqueceu de excluir essa lista após o mesmo…

Lógico que nem precisamos falar que esse tipo de teste não deve ser feito e senha deve sempre ser armazenada de forma criptografada. Não basta definirmos uma senha difícil, temos que cuidar de como armazenamos elas.

Quem recebeu a bolada da vez foi a Slack. Que foi comprada pela Salesforce pela pequena quantia de US$26 Bi!
A Slack, que faz sucesso no mundo de conversas empresariais e abriu mercado para outras soluções como o próprio Teams da Microsoft, tem grande força no mercado de desenvolvedores e entusiastas. 
A possibilidade da Salesforce manter uma opção gratuita da ferramenta é bem baixa, sendo que o foco da empresa são produtos de alta qualidade, sem pensar muito nos valores cobrados por eles.
Não será para agora, mas vale ficar de olho se algo mudar no funcionamento da ferramenta.

E por último, uma novidade que poderá esquentar o mercado. O Google começou a testar uma ferramenta concorrente do nosso querido Trello. Chamada de Tables a ferramenta foi desenvolvida pela Área 120 e incubada pelo Google.

Pelo que podemos ver, a ferramenta traz uma ótima integração com as ferramentas do Google. Isso é: Para quem utiliza as soluções do Google Workspace é muito provável que seja justo gastar alguns dias testando a nova ferramenta, quando ela chegar por aqui claro.

Ele também trará uma versão gratuita, mas com o método de cobrança é diferente, melhor aguardar para entender. Acredito que teremos boas novidades por aí.

Para um inicio, até que fomos bem, não fomos? Nos vemos no próximo resumão.