Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Twitch vazado, Microsoft com tudo e quanto de internet precisa?

Twitch

Twitch vazado, Microsoft com tudo e quanto de internet precisa?

Esse mês vamos começar com um vazamento da Twitch, uma ferramenta da Amazon para transmissão online de conteúdo. O vazamento envolveu dados de criadores de conteúdos e códigos da aplicação. Das informações dos usuários, até mesmo valores recebidos foram expostos. Foram 125 GB de conteúdo que ficou disponível via torrent.

Segundo a Twitch um erro de configuração no servidor permitiu o ataque. Como solução a curto prazo, a plataforma de streaming redefiniu todas as chaves de transmissão. Além disso, a empresa recomenda que todos troquem suas senhas e ativem a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança.

Com a atualização do iPhone para o iOS 15, recebemos uma importante correção que estava sendo explorada. Caso não tenha atualizado, faça isso o quanto antes.

Aproveitando a atualização, saiba como configurar seu aparelho para ser localizado, mesmo quando o mesmo esteja desligado. Vale a pena uma lida nessa matéria e passar a usar essa função.

Em uma competição de invasões, Tianfu Cup 2021, que aconteceu em Chengdu na China, praticamente todos os dispositivos e soluções que usamos foram invadidos. Alguns de maneira tão simplista que preocupam.

Parece replay, mas não é. Outra atualização emergencial do Google Chrome foi lançada, trazendo inúmeras correções importantes.

E tivemos um novo recorde de ataque DDoS, que chegou a 2,4 Tb/s. Para nossa sorte e a sorte dos clientes da Microsoft. O ataque foi contido pela empresa, que é dona da Azure. Uma ótima propaganda, não?

Entre julho e outubro, mais de 600 clientes da Microsoft foram atacados. Segundo a empresa, esses ataques partiram de agência Russa.

A notícia boa da semana vai para Meta (Novo nome do Facebook), que soltou a criptografia do backup das conversas para todos. Não importando ser Android ou iPhone. Essa é uma medida de segurança muito boa e que deve ser adotada por todos.

Já falamos da Microsoft, mas vamos voltar para ela. Pois a empresa soltou algumas novidades bem legais.

Começando pela atualização do Windows. Que agora irão expirar. Isso é, caso o usuário não faça as atualizações em um prazo, as mesmas não estarão mais disponíveis. Isso ocorrerá quando o pacote estiver duplicado. Melhorando o desempenho e segurança.

Ela também levou uma poderosa ferramenta, antes exclusiva para Windows para o, agora amado, Linux. Estamos falando o Sysmon, uma ferramenta de monitoramento de atividades muito útil no mundo Windows.

A gigante, não só de tamanho, pois novamente passou a Apple como empresa mais valiosa do mundo, lançou o Loop. Uma ferramenta de colaboração em projetos que integra praticamente todas as soluções da empresa. Deixando tudo integrado e com fácil manipulação dos envolvidos.

E para ajudar a Apple, a Microsoft ainda descobriu uma falha que dá acesso à raiz do MacOS. Sistema operacional dos Macs. Não foi só passar na frente no valor de mercado.

E para finalizar, pois já falamos muito dela, Microsoft amplia serviços em nuvem e reduz latência em 90% no Brasil. O que é ótimo e traz concorrência para AWS, para soluções que precisam de rápida resposta do Cloud.

Para finalizar, a NIC.br lançou uma ferramenta que lhe ajuda a saber a real velocidade que precisa em sua residência. Bastando você colocar a quantidade de moradores, o tipo de uso e a quantidade de equipamentos. Uma ferramenta muito simples e intuitiva que será muito útil para todos.

Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia