Av. Paulista, 171 - 4º Andar
contato@tecnoloide.com.br

Aprenda com as falhas do time

TecnoLoide Tecnologia Time

Aprenda com as falhas do time

Entre um café e outro, uma pausa mais que necessária durante o dia, li um artigo intitulado “10 perfis de profissionais de TI que você deve evitar a todo custo”. O link deixo no final desse artigo e recomendo a leitura. Dos vários pontos citados, concordo com inúmeros. Mas, senti falta de um ponto importante não retratado. O papel do gestor em melhor colocar o colaborador na posição após a contratação.

É natural cada empresa manter a sua cultura, suas regras e seus pontos em relação de como aplicar boas práticas, reuniões e até mesmo o modo de se vestir. Torço para que todos já tenham entendido que, nem todas as empresas podem arcar com o “jeito Google” de ser. E, às vezes, nem deve. De fato, quando um jovem está entrando no mercado de trabalho, ele está vislumbrado com o jeito Google de se trabalhar. Mas, inúmeros profissionais não estão preparados para isso. Deixo esse ponto para outro artigo.

Quando um gestor contrata um profissional, deseja que ele se encaixe no modo de trabalho da empresa da noite para o dia e não prepara o ambiente para que ele possa se envolver. Muitas vezes, delega demandas que ele precisará de tempo para compreender e ler toda as entranhas do projeto. Por outras vezes, o projeto é menor, mais fácil de aplicar. E, por este, o responsável joga o colaborador na fogueira e o deixa lá.

Não podemos, claro, culpar apenas o gestor. Eu mesmo já passei tempos tentando integrar um colaborador no ambiente de trabalho sem sucesso. Na entrevista, melhor profissional do mundo. No mundo real, nada de interação e vontade de absorver o conhecimento passado.

Porém, não podemos evitar perfis de profissionais de TI, caso não tenhamos um gestor que saiba orientar e integrar o profissional na área. Vale levar em conta que 50% do sucesso do colaborador é responsabilidade do gestor. E a falha do colaborador, também é responsabilidade do gestor.

Quando colocamos a culpa no profissional contratado e não olhamos onde erramos, o que erramos e como devemos melhorar, dificilmente encontraremos outro profissional que irá resolver o problema e preencher a vaga de forma satisfatória. Os perfis ruins devem ser evitados, mas de ambos os lados. O gestor deve pegar sua parte da responsabilidade e melhorar. 

Todos queremos colaboração, trabalho em equipe, motivação, profissionalismo e tudo mais. Passamos sim da época em que trabalhar sozinhos era a melhor solução. Que não compartilhar o código seria a forma de se manter seguro no trabalho. Precisamos, mais do que nunca, do trabalho em equipe. Também passamos da época de empurrar a culpa da falha no departamento ou na contratação para outra pessoa. Se seu time errou, você também errou. Pegue agora sua parcela de culpa e melhore para o próximo contratado entrar com tudo para o seu time.

Link para o artigo citado: http://bit.ly/2WfLaqk